A velocidade de Internet, o que é ? Como funciona ?

Antes de falar da velocidade é bom entender sobre largura de banda, que é um conceito que determina a medida da capacidade de transmissão de dados. Esse termo também é utilizado em processamento de sinais, espectroscopia, eletrônica e em outras áreas.

Mas em síntese é a capacidade dos dados de ir e vir na rede, e como consequência determina também a velocidade que eles trafegam através da Internet , já que por ela não passará mais dados ao mesmo tempo. Quanto maior a largura de banda, maior será a velocidade da conexão.

Para medir corretamente a largura de banda e consequentemente a velocidade que chega até sua casa ou empresa alguns pontos devem ser observados:

1. Durante o testes é recomendado que apenas um (1) dispositivo esteja conectado ao seu roteador ou rede, use apenas conexão cabeada.

Certifique-se que no momento da verificação nenhum outro dispositivo esteja usando a Internet. O melhor mesmo é desconectar todos os dispositivos. Cada dispositivo conectado (Desktop, Laptop, Smartphone, dentre outros) estará trocando informações na rede, e cada um deles compete por banda de conexão. Logo esta banda estará compartilhando sua velocidade com os demais.

2. Observe se o dispositivo usado no teste tem suporte a largura da banda contratada.

Muitas das vezes o dispositivo que se está usando para testar a conexão não consegue absorver completamente a largura de banda contratada, caso essa seja muito alta.

Observe sempre a velocidade da porta do roteador e do computador / notebook se são de 100 Mbps ou 1 Gbps porque isso pode limitar a sua velocidade.

Por exemplo:

Muitas vezes tecnologias mais antigas conseguem captar até 50 MB de banda na melhor das hipóteses 100 MB, pois é o limite de hardware. Mas a banda contratada foi 220 MB, logo durante os testes nunca irá passar dos 50 MB ou 100 MB, pois o dispositivo em questão não consegue captar tudo isso.

3. Evite usar WI-FI (sem fios)

Nunca fazer medições através do Wi-Fi, pois sofrem diminuição de sinal devido a obstáculos como paredes, portas e distâncias como também sofrem interferências de telefones sem fio nas frenquências de 2.4 Ghz e 5.8 Ghz , microondas ou quaisquer outros equipamentos que emitem sinal de rádio frequências.

O ideal mesmo seria executar o teste dentro de uma rede cabeada.

4. Feche todas as abas do navegador ou outros navegadores caso estejam abertos.

Um outro detalhe importante é que a unidade de medida é bits e não bytes. Lembrando que o bit corresponde aos valores de 0 e 1. Juntando 8 bits, temos 1 byte. Portanto, 1 byte é oito vezes maior que 1 bit. Veja a tabela exemplificando as conversões.

1 Byte (1B) 8 bits (8b)
1 KB (Kilobyte)1024 Bytes
1 MB (Megabyte)1024 KB

Para maiores detalhes e informações consulte nossos técnicos de suporte. Eles terão o prazer em esclarecer quaisquer outras duvidas.

Para testar sua conexão agora clique aqui.

  Sem comentários        Publico Geral